Pular para o conteúdo principal

Visualizações:

Livro: Relatos Desmascarados - Crônicas de uma pandemia

 

Livro do autor Jaime Guimarães Barreiros que publicou o e-book de contos: "A Verdadeira História da Independência do Brasil e Outros Contos Verdadeiros" com nossa Camino Editorial, e agora aventura-se no livro impresso utilizando os serviços que prestamos: assessoria ao autor, projeto gráfico, arte-final com selo da editora e arquivo finalizado para impressão.

O prefácio foi escrito pela nossa editora Ana Cecília Romeu. Eis na íntegra:

 

O ser crítico em Guimarães Barreiros

A escrita de Jaime Guimarães Barreiros é muito rica. Suas crônicas não se limitam a meras dissertações de tempo, espaço e fatos; vão além, desenvolvem-se em efetivo na busca do aprofundamento temático sem a presença de uma abordagem meramente lírica com escapes metafóricos; ao invés disso, o autor opta em dar forma às palavras numa construção com relação íntima às crônicas-ensaio. Dentro desse caminho, eis o homem-tempo, o homem-espaço, o homem-sociedade. Ligando esses aspectos, ora mais sutil, por vezes mais enfático, eis a edificação do soberano: o homem-crítico.

O pensar em Guimarães Barreiros parte  dos fatos sociais, experiências pessoais e da constante preocupação em equiparar falhas externas, harmonizar desigualdades percebidas por um senso crítico aguçado. Audaz em sua abordagem, o autor aponta, provoca, ironiza, e desenvolve com raciocínio lógico a relação íntima com o embasamento teórico amplo de que dispõe, expõe e gentilmente compartilha.

Assim acontece em seus textos dos quais sou leitora assídua há mais de dez anos; e assim estão nesta presente obra. Destaco suas ótimas ilustrações a trazer leveza e complemento estético a tema tão delicado. E também a bela dança na conjugação entre terceira e primeira pessoa a aproximar e distanciar o leitor em relação ao tema no limite exato, estimulando a crítica sobre as reflexões propostas sem a fadiga e o esgotamento do mesmo; ao invés disso, a dinâmica escolhida o mantém com a faísca presente desde a introdução do livro.

O que você, caro leitor, tem em mãos é uma obra bem-escrita, instigante, crítica, libertadora, e que ultrapassa o nível dissertativo sobre a pandemia.

Você terá a oportunidade de ampliar a perspectiva sobre o assunto, o perceber entre as coisas, sair de sua própria ilha para vê-la melhor, como dizia Saramago. Ou quem sabe conceber-se como alguém que nunca será uma ilha, como sentenciou Thomas Morus. Quando as letras de Guimarães Barreiros atuam com maior intensidade, no fazer pensar, no ser crítico em construção que não permite tornar banal o que não deveria. No ser crítico que procura a verdade, que duvida, que considera diversos aspectos, que traça paralelos, que pensa.

Sem encerrar o tema e na busca de mantê-lo vivo, eis uma grande obra facilitadora de questionamento, pedra rara destes tempos: Relatos Desmascarados - Crônicas de uma pandemia.

 

Ana Cecília Romeu é escritora, publicitária (PUCRS), e editora na Camino Editorial. Publica crônicas e artigos em jornais do Brasil desde 2010.


Comentários

  1. Fico feliz pelo livro do professor Jaime, cujos textos leio há mais de dez anos. Tive a honra de prefaciar essa obra que está ótima! Parabéns, caro autor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E-book de poesia: Aos pássaros em voo o céu não tem limites

  AOS PÁSSAROS EM VOO O CÉU NÃO TEM LIMITES Autoria: Patrícia Belmonte Gênero: Poesia Formato: PDF (2,29 mb) Número de páginas: 89 ISBN nº  978-65-00-25232-3 Mês e ano de publicação: Junho de 2021 SOBRE A OBRA O livro digital Aos pássaros em voo o céu não tem limites , é o primeiro título da autora gaúcha Patrícia Belmonte. Dividido em três partes, ‘Eu Poesia, ‘Noite’ e ‘Dia’, a autora coloca os sentimentos e a vontade de ajudar no processo de cura e renascimento das pessoas que passaram pela depressão. Aos pássaros em voo o céu não tem limites é mais do que um e-book de poesias e aforismos, é uma experiência que leva o leitor a desafiar as próprias barreiras.                                                                Ana Cecília Romeu, editora Confira um pouco do que você vai encontrar no e-book: Coração não bate em pedaços Coração é casa inteira Sangue só corre com a brisa Metades não completam caminhos. Chuva é que faz crescer Noite e dia Silêncio e solidão também são compa

E-book bilíngue: Janela da Poesia/Ventana de la Poesia

  JANELA DA POESIA/VENTANA DE LA POESIA (2 livros em 1) Autoria: Ana Cecília Romeu Gênero: Infantil Formato: PDF (9,9 mb) Número de páginas: 32 ISBN nº  978-85-77-27790-2 Mês e ano de publicação: Outubro de 2021 SOBRE A OBRA Primeira edição em livro impresso: Janela da Poesia (Palmarinca, 2015), agora chega na sua segunda edição em sua versão digital e bilíngue: português/espanhol pela Camino Editorial. Com atividades para colorir, desenhar e escrever. O menino Peteleco e suas amigas Carminda e Bonequinha terão de enfrentar cinco desafios para encontrar a Janela da Poesia, mas precisam de sua ajuda! Vamos acompanhar essa turminha! Livro ideal para crianças de até nove anos de idade, ou adultos em fase de alfabetização.   SOBRE EL LIBRO   Libro infantil bilingüe: portugués y español. Con actividades para colorear, dibujar y escribir. El niño Pablito y sus amigas Carolina y Muñequita deben cumplir cinco retos para encontrar la Ventana de la Poesía. ¡Ellos necesitan tu ayuda! ¡Vamos a ayu

E-book de poesia: Fábulas para adulto perder o sono

  FÁBULAS PARA ADULTO PERDER O SONO Autoria: Adriane Garcia Gênero: Poesia Formato: PDF (4,34 mb) e                    E-PUB (610 KB) Número de páginas: 98 ISBN nº  978-65-00-29979-3 Mês e ano de publicação: Setembro de 2021 SOBRE A OBRA Edição digital do livro FÁBULAS PARA ADULTO PERDER O SONO, de autoria da poeta mineira Adriane Garcia, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2013 na categoria poesia. Nesta obra, os poemas de Adriane Garcia lançam novo olhar a fábulas conhecidas. Paródias que ressignificam, provocam e instigam em versos construídos de forma a criar sobreposição a modelos morais. Encanto e insônia; ironia, dor, pesadelo, sonhos, a busca e a ausência deles. Poesia que apresenta novo caminho; mas não propõe atalho encantado. Constrói-se num franco e inteligente jogo de histórias a ser concluído pelo adulto de todos os tempos. Esta edição conta com ilustração de capa da artista Bruna Mitrano e novo projeto gráfico digital da Camino Editorial. Ana Cecília Romeu, editor