Pular para o conteúdo principal

Visualizações:

A boa e velha leitura



Por Adriane Garcia.

Detesto ler em PDF, eu dizia. Odeio ler em tela. Nada substitui o livro de papel. Acho que não vou me adaptar ao e-book. Tudo isso eu dizia daquele jeito que costumamos dizer muitas coisas: antes de conhecê-las, preconceituando.

Acontece que eu já lia em tela o dia inteiro sem me dar conta, em vários intervalos do dia eu estava de olho na tela do celular. E em períodos de maior ou menor desequilíbrio, esse tempo aumentava ou diminuía. Leitura de posts, passadas de imagens, segundo a segundo, leitura rápida, absorção quase nenhuma, um ou outro texto relevante no meio de cinquenta repetições. Vício.

Um dia li que a luz da tela interferia no sono. Interfere mesmo. Quando eu levava o celular para a cama e entrava em redes sociais eu tendia a dormir muito mais tarde. Eu estava trabalhando para os algoritmos até nas minhas horas de sono. Passei a levar o livro de volta para a cama. Celular na sala. Ao contrário da luz de tela, o livro à noite costuma induzir ao sono. Dependendo do livro, em qualquer hora do dia.

Depois, meu marido me presenteou com um kindle. Passei a usar a luz da tela que reduz o sono a meu favor. Nada de redes sociais à noite. Ajusto a luz do kindle para noturna, confortável. Já li livros e mais livros nele. Inclusive é uma beleza para livros muito grossos e para sublinhar trechos. Os livros de papel ficaram para o dia. Melhor nem pior. Diferente.

O mais importante? A boa e velha leitura. Aquela de um texto inteiro, que conta uma história, que entra em outros mundos, que apresenta chaves de reflexões, que aprimora a nossa quase perdida concentração. Leitura densa, verdadeira, que não é esquecida um segundo depois.


Adriane Garcia

Poeta, nascida e residente em Belo Horizonte. Publicou Fábulas para adulto perder o sono (Prêmio Paraná de Literatura 2013, ed. Biblioteca do Paraná), O nome do mundo (ed. Armazém da Cultura, 2014), Só, com peixes (ed. Confraria do Vento, 2015), Embrulhado para viagem (col. Leve um Livro, 2016), Garrafas ao mar (ed. Penalux, 2018), Arraial do Curral del Rei – a desmemória dos bois (ed. Conceito Editorial, 2019) e Eva-proto-poeta (ed. Caos & Letras, 2020).

Outras informações:

Sou formada em História pela UFMG e pós-graduada pela UEMG em Arte-Educação. Também tenho formação técnica em teatro pela PUC Minas.

Comentários

  1. Agradecemos a querida Adriane Garcia pela colaboração. Admiramos muito sua escrita que caminha bem em todas as letras. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Vamos sempre aprendendo umas com as outras. Também gosto muito de suas crônicas. Foi um prazer participar deste espaço.

      Excluir
  2. Excelente texto, parabéns à autora!

    ResponderExcluir
  3. Boniteza de texto! 💜💜💜💜💜

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E-book de poesia: Aos pássaros em voo o céu não tem limites

  AOS PÁSSAROS EM VOO O CÉU NÃO TEM LIMITES Autoria: Patrícia Belmonte Gênero: Poesia Formato: PDF (2,29 mb) Número de páginas: 89 ISBN nº  978-65-00-25232-3 Mês e ano de publicação: Junho de 2021 SOBRE A OBRA O livro digital Aos pássaros em voo o céu não tem limites , é o primeiro título da autora gaúcha Patrícia Belmonte. Dividido em três partes, ‘Eu Poesia, ‘Noite’ e ‘Dia’, a autora coloca os sentimentos e a vontade de ajudar no processo de cura e renascimento das pessoas que passaram pela depressão. Aos pássaros em voo o céu não tem limites é mais do que um e-book de poesias e aforismos, é uma experiência que leva o leitor a desafiar as próprias barreiras.                                                                Ana Cecília Romeu, editora Confira um pouco do que você vai encontrar no e-book: Coração não bate em pedaços Coração é casa inteira Sangue só corre com a brisa Metades não completam caminhos. Chuva é que faz crescer Noite e dia Silêncio e solidão também são compa

E-book de poesia: Fábulas para adulto perder o sono

  FÁBULAS PARA ADULTO PERDER O SONO Autoria: Adriane Garcia Gênero: Poesia Formato: PDF (4,34 mb) e                    E-PUB (610 KB) Número de páginas: 98 ISBN nº  978-65-00-29979-3 Mês e ano de publicação: Setembro de 2021 SOBRE A OBRA Edição digital do livro FÁBULAS PARA ADULTO PERDER O SONO, de autoria da poeta mineira Adriane Garcia, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2013 na categoria poesia. Nesta obra, os poemas de Adriane Garcia lançam novo olhar a fábulas conhecidas. Paródias que ressignificam, provocam e instigam em versos construídos de forma a criar sobreposição a modelos morais. Encanto e insônia; ironia, dor, pesadelo, sonhos, a busca e a ausência deles. Poesia que apresenta novo caminho; mas não propõe atalho encantado. Constrói-se num franco e inteligente jogo de histórias a ser concluído pelo adulto de todos os tempos. Esta edição conta com ilustração de capa da artista Bruna Mitrano e novo projeto gráfico digital da Camino Editorial. Ana Cecília Romeu, editor

E-book bilíngue: Janela da Poesia/Ventana de la Poesia

  JANELA DA POESIA/VENTANA DE LA POESIA (2 livros em 1) Autoria: Ana Cecília Romeu Gênero: Infantil Formato: PDF (9,9 mb) Número de páginas: 32 ISBN nº  978-85-77-27790-2 Mês e ano de publicação: Outubro de 2021 SOBRE A OBRA Primeira edição em livro impresso: Janela da Poesia (Palmarinca, 2015), agora chega na sua segunda edição em sua versão digital e bilíngue: português/espanhol pela Camino Editorial. Com atividades para colorir, desenhar e escrever. O menino Peteleco e suas amigas Carminda e Bonequinha terão de enfrentar cinco desafios para encontrar a Janela da Poesia, mas precisam de sua ajuda! Vamos acompanhar essa turminha! Livro ideal para crianças de até nove anos de idade, ou adultos em fase de alfabetização.   SOBRE EL LIBRO   Libro infantil bilingüe: portugués y español. Con actividades para colorear, dibujar y escribir. El niño Pablito y sus amigas Carolina y Muñequita deben cumplir cinco retos para encontrar la Ventana de la Poesía. ¡Ellos necesitan tu ayuda! ¡Vamos a ayu