Pular para o conteúdo principal

Visualizações:

Entre livros e e-books

 



Por Jaime Guimarães.

O avanço das novas tecnologias digitais no cotidiano promove uma verdadeira transformação em nossos hábitos e costumes. Os conceitos relativos a tempo e espaço, bem como de percepção de mundo, foram modificados em comparação há algumas décadas. 

Neste cenário todos os meios e suas linguagens passam por mudanças significativas que, diferentemente de outros períodos históricos, acontecem com extrema rapidez. Ao contrário do que muitos previram de forma exagerada, a TV, o teatro, o cinema e o rádio não “chegaram ao fim”, mas se reinventaram – inclusive na linguagem. 

O livro, como suporte para escrita e leitura, também passou por diversas mudanças ao longo dos tempos. Desde as tábuas de argila, passando por papiros e pergaminhos até chegarmos às mais modernas técnicas de impressão, a leitura tornou-se mais acessível e democrática. Como todos os meios, o livro se reinventa com as novas tecnologias. 

São os chamados e-books (electronic books), ou “livros eletrônicos”. A ideia de transição do impresso ao modelo eletrônico não é propriamente nova: em 1971 surgiu o projeto Gutenberg, que criou a primeira biblioteca digital do mundo, com a digitalização de vários livros ao longo dos anos e de domínio público, ou seja, todos podem acessar livremente. Mas havia um problema: a leitura em grandes computadores é desconfortável e muito cansativa para os olhos devido ao brilho irradiado pelos monitores. 

No final do século XX surgiram novos suportes para os livros digitais, bem como arquivos que tornam a leitura destes mais próximas à experiência de ter um livro tradicional em mãos. Com a tecnologia dos smartphones e tablets se popularizando, os formatos digitais como PDF e EPUB também se tornaram mais conhecidos. O e-reader, ou leitor de livros digitais, é um dispositivo que torna possível a leitura destes livros com o mesmo conforto que poderíamos ter com as edições de papel, pois uma das maiores dificuldades para os leitores foi resolvido: o e-reader não possui luz na tela, protegendo os olhos do filtro de luz azul emitida por celulares, tablets e notebooks. 

Falando em vantagens dos formatos digitais, podemos aumentar o tamanho da fonte, além de personalizar espaçamentos e margens, o que favorece a leitura para muitas pessoas com dificuldades de visão ou dislexia, por exemplo. Para quem é estudante ou gosta de marcar trechos dos livros, os marcadores estão disponíveis e, se houver uma palavra desconhecida, a maior parte dos e-readers apresenta o recurso de pesquisa e índices interativos, nos quais podemos encontrar o significado e o acesso às notas rapidamente. Ainda podemos citar fatores como a economia (o custo de um e-book é mais barato do que um livro impresso), sustentabilidade e o armazenamento de centenas ou milhares de livros em um único dispositivo.   

Os e-books vão acabar com os livros tradicionais? Não. Da mesma forma que o cinema não acabou com o teatro e a TV não acabou com o cinema, os livros eletrônicos são produtos da evolução tecnológica e de novos perfis de leitores formados neste contexto. O incentivo à leitura se faz abraçando todos os suportes, sejam impressos ou digitais. Ambos os formatos podem coexistir tranquilamente. 

Com os e-books temos a possibilidade de ampliar e democratizar a leitura. Com a inclusão digital crescente e maior acesso às textualidades da internet, não percamos a chance de desfrutarmos de todas as potencialidades que os e-books podem oferecer.  

 


Jaime Guimarães 

Professor, desenhista e escreve no blog GROOELAND .

Comentários

  1. Excelente artigo! Grata, professor Jaime!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso, grande Jaime. O grande problema da atualidade é a imensa quantidade de estímulos visuais e auditivos que a internet proporciona a cada instante para toda e qualquer pessoa, o que torna a leitura algo nada atrativo e, para quem não a pratica regularmente, algo maçante. Aí depende da pessoa conseguir enxergar essa grande ferramenta de auto engrandecimento que é a leitura, seja em qual formato seja. Abraço, meu caro, e parabéns pela nova empreitada aqui na Camino Editorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jacques! É vida novo, início por caminhos planejados na companhia de amigos como tu! Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E-book de poesia: Aos pássaros em voo o céu não tem limites

  AOS PÁSSAROS EM VOO O CÉU NÃO TEM LIMITES Autoria: Patrícia Belmonte Gênero: Poesia Formato: PDF (2,29 mb) Número de páginas: 89 ISBN nº  978-65-00-25232-3 Mês e ano de publicação: Junho de 2021 SOBRE A OBRA O livro digital Aos pássaros em voo o céu não tem limites , é o primeiro título da autora gaúcha Patrícia Belmonte. Dividido em três partes, ‘Eu Poesia, ‘Noite’ e ‘Dia’, a autora coloca os sentimentos e a vontade de ajudar no processo de cura e renascimento das pessoas que passaram pela depressão. Aos pássaros em voo o céu não tem limites é mais do que um e-book de poesias e aforismos, é uma experiência que leva o leitor a desafiar as próprias barreiras.                                                                Ana Cecília Romeu, editora Confira um pouco do que você vai enco...

E-book de conto/prosa poética: Bordados

  BORDADOS Autoria: Roberta Gasparotto Gênero: Conto/Prosa Poética Formato: PDF (3,23 mb) e                    E-PUB (535 kb) Número de páginas: 54 ISBN nº 978-65-00-15429-0 Mês e ano de publicação: Janeiro de 2021 SOBRE A OBRA Bordados reflete muito bem a intensidade e versatilidade da escrita de Roberta Gasparotto. Um selecionado de minicontos, alguns em prosa poética, que tratam sobre a autonomia, liberdade e questões existenciais. A escritora constrói os personagens e as histórias de forma elegante e delicada e, ponto a ponto como num bordado, liga histórias, verdades, vidas e sentimentos, e os adorna com o fio fino e raro da poesia. Um livro para ler e sentir.   A AUTORA: Roberta Gasparotto É gaúcha de Passo Fundo, mas reside em Brasília desde os seus quatro anos de idade. Formou-se em Psicologia e  trabalha com crianças e adolescentes vítimas de violência. É pós-graduada em Lí...

CATÁLOGO VERDE CAMINO: confira.

E-book é prático, pois cabem vários títulos no celular, ou no dispositivo de leitura que você tiver (celular, iphone, kindle, pc, notebook, laptop). E-book é ecológico e na Camino Editorial é verde, por conta do escritório no meio da mata, mesmo! Consumindo e-books você tem uma biblioteca int eira dentro da bolsa, da mochila, ou na gaveta, sem pesar e ocupar espaço físico e ainda ajuda a natureza. Aproveite os títulos que a Camino Editorial oferece para você e excelente leitura! CONVERSO SOBRE AMOR -  Org. Ana Cecília Romeu Antologia Poética COMPRE AQUI JANELA DA POESIA/VENTANA DE LA POESIA –  Ana Cecília Romeu Infantil - Atividades - Bilíngue COMPRE AQUI VEGETARIANOS E VEGANOS PARA TODO MUNDO –  Isabel Rodrigues Receitas Culinárias COMPRE AQUI COISAS QUE DESCOBRI NA QUARENTENA –  Ana Cecília Romeu Crônica COMPRE AQUI ELVIS ECONOMIZA GASOLINA EM CINCO MARCHAS –  Ana Cecília Romeu Crônica COMPRE AQUI A VERDADEIRA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E OUTROS CONTO...